O lançamento das campanhas do deputado federal Zeca Dirceu (PT) e da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) reuniu nesta sexta-feira, 9, mais de 200 lideranças de Francisco Beltrão e região. "O sudoeste é uma região com grande potencial de crescimento no Paraná e que merece uma atenção dos governos estadual e federal. Especialmente na agricultura familiar, executando obras de infraestrutura rodoviária, interligando as estradas municipais, fomentando e incentivando a instalação de agroindústrias de pequeno porte e garantindo o escoamento da produção para outros centros de consumo", disse.
"Temos muito que aprender com os pequenos agricultores e com as cooperativas formadas nos assentamentos. A agricultura familiar é fundamental no combate à fome e para isso precisa de apoio, com créditos subsidiados e o incremento de programas estaduais de compra de alimentos para atender a merenda escolar e as famílias vulneráveis", completa.
Na outra ponta, ainda de acordo Zeca Dirceu, o mercado de produto orgânico é o que mais cresce no mundo. "A certificação e a indicação geográfica de produtos precisam de orientação técnica, o que vai garantir maior rentabilidade na produção e o acesso a outros centros de consumo. Podemos trabalhar nas duas pontas, gerando mais emprego e renda aos trabalhadores rurais".
Zeca presente - A deputada estadual Luciana Rafagnin fez questão que Zeca Dirceu é um deputado sempre presente na região e que procura resolver as demandas com muito diálogo e peserverança. "Zeca sempre está presente no Sudoeste. É uma pessoa amiga e compreensiva e que acima de tudo sabe conversar e atender as demandas que nós temos e levamos até ele", disse.
"Zeca Dirceu nos representa muito bem em Brasília. E uma coisa muito importante sobre o Zeca é que ele nunca votou contra os trabalhadores, até nesses momentos mais difíceis que passamos no campo nacional nos últimos seis anos. Por isso, ele precisa continuar nessa caminhada nos representando em Brasília", completou.
Luciana Rafagnin afirmou ainda que não há nenhuma das 46 cidades da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) que não recebeu algum recurso ou ação governamental intermediada por Zeca Dirceu. "São mais de R$ 188 milhões em obras e equipamentos nas áreas de educação, saúde, agricultura familiar, infraestrutura e meio ambiente".
"Minha gratidão pelo o que cada um de vocês já está fazendo pela minha campanha e pela campanha da Luciana, na campanha das mulheres no Senado, do Requião e do Lula. Ouvindo todos esses depoimentos, eu fico feliz pois consegui provar que apesar das coisas ruins, é possível fazer muita coisa boa na política. Consegui construir com o Sudoeste uma relação verdadeira e me sinto muito bem assim", disse Zeca Dirceu.
Presenças - Nívea do MAB, Bruna Zimpel do MST, Carlos Farias representando a COPAFI, Lucas Felizardo da Sisclaf, Daniel Rosaneli do Sindicato dos Comerciários, Ovídio Constantino da coordenação regional da campanha do Requião, Neveraldo Libune representante a FETRAF.
E ainda o vereador Irineu Ribelato (PP), de Marmeleiro; vereadora Vera Dalpont (PT), de Marmeleiro; vereador Fernando Mantuvamni (PT), de Itapejara do Oeste; vereador Mussum (PDT), de Mangueirinha; o vereador Professor Castanha (PT), de Coronel Domingos Soares; vereadora Tassia Castelli (PT), de Coronel Vivida; vereador Diego Annater (PT), de Salgado Filho: vereador Bino Lorenzett (PT), de Dois Vizinhos; vereador Banha (PT), de Saudade do Iguaçu; o vereador Claudemir Chaves (PT). de Realeza; e o presidente do PT de Francisco Beltrão, Viro de Graauw.