O deputado federal Zeca Dirceu (PT) afirmou nesta terça-feira, 23, que a região de Laranjeiras do Sul precisa de melhor atenção dos governos para contribuir com o plano de desenvolvimento das 20 cidades da Cantuquiriguaçu. "A região já tem um diagnóstico de suas principais demandas e um plano de desenvolvimento que ataca, no primeiro momento, as áreas prioritárias de toda gestão pública que são a educação e a saúde e na região, é claro, um amplo apoio à agricultura familiar", disse. Mas, o Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu foi desarticulado nos últimos anos pelos governos federal e estadual. Um trabalho que precisa ser retomado urgentemente, com políticas de incentivo ao desenvolvimento territorial.
Zeca Dirceu reforçou o compromisso com as cidades da região e já viabilizou R$ 72,8 milhões nas áreas de educação, saúde, agricultura, meio ambiente, infraestrutura e turismo. "A agricultura é o carro chefe da região, mas o que é produzido aqui pode ser processado em alimentos através do fomento para pequenas indústrias, o que vai abrir mais postos de trabalho, sendo necessário a capacitação e qualificação, entre outras ações na área".
"Com a presença forte da agricultura familiar é preciso garantir e ampliar o acesso ao Pronaf que prevê R$ 24,1 bilhões para 2023, mas que precisa reduzir mais os juros e dispor de assistência técnica e extensão rural para as pequenas propriedades", completou.
Universidade federal - O deputado defende ainda um plano para pavimentação e integração das estradas municipais e de infraestrutura, o que vai agilizar o escoamento dos bens produzidos na região, e o fortalecimento dos consórcios intermunicipais. "A região se consolidou também como um polo de educação superior com a implantação da Universidade Fronteira Sul que tem 11 cursos de graduação e dois mestrados, além de outros centros universitários. Vale lembrar que a universidade federal foi criada e implantada no governo do PT", disse.
Os cursos superiores, segundo Zeca Dirceu, formam mão de obra especializada para atuar, principalmente, na agricultura e na produção de alimentos. "Os jovens não precisam se deslocar mais para outros centros, podem trabalhar e desenvolver projetos importantes para este desenvolvimento da região", disse.
"Na outra ponta, temos que garantir políticas eficientes para a permanência de acadêmicos que ingressam nos cursos ofertados através de bolsas e moradia estudantis, além do acesso às políticas públicas às famílias mais pobres ou as mais vulneráveis. É o resgate pleno da cidadania", completou.
Presença de lideranças - Do encontro em Laranjeiras do Sul, participaram a presidente do PT municipal, Rosangela; do representante do deputado estadual Professor Lemos (PT), o técnico em Agroecologia Jacir Paré; dos vereadores petistas José Damiani, de Cantagalo, Nilceo Moro, de Porto Barreiro, e de Tarso Campigotto, de Laranjeiras do Sul.
Participaram ainda o presidente do PT de Nova Laranjeiras, Wilson Frares; o vice-presidente do PT de Rio Bonito, Maurício de Inhaia o professor Elemar Cezimbra, da UFFS e da Via Campesina/MST; os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Laranjeiras do Sul, Heverton Costa, e da Fundação Colibri, Vanize Boldrin; a professora Sara Barreto, da APP-Sindicato, e da Thaile Lopes representante do Ceagro e MST, Vilmar Rochi, secretário de Saúde de Porto Barreiro; Leandro Duarte, Chefe do Serviço Municipal de Água e Esgoto e presidente do PT de Porto Barreiro. além de uma multidão apoiadores e apoiadoras.