Notícias

26/11/21 16:38

O ENEM A 'CARA DE BOLSONARO'

Com baixa adesão ao ENEM, o governo Bolsonaro permanece inerte ao aumento da desigualdade e da elitização nas universidades

 

O primeiro dia da prova do ENEM 2021 revelou dados alarmantes. Mais de um quarto dos inscritos não compareceram no Exame Nacional, a ausência de 26% dos candidatos nas provas de linguagens, ciências humanas e redação ocorreu na edição da avaliação que já tem o número mais baixo de estudantes desde 2005.

Em comparação com 2020, o número de inscritos foi de 41% menor que o ano anterior. Os educadores brasileiros avaliam que durante a pandemia acentuou-se o abismo entre as redes de ensino pública e privada, e o principal motivo foi à inépcia do governo Bolsonaro na educação pública, refletida na ação de corte do orçamento da educação, da luta contrária aos programas de acesso ao ensino superior como PROUNI e FIES, à falta de investimentos em programas de reestruturação das escolas públicas e a tantos outros descasos.

Relembro que, como único parlamentar do Paraná que está desde o primeiro mandato na Comissão de Educação e como membro da minoria da Câmara, somei-me a bancada do PT e aos partidos de oposição para convocar o atual ministro da Educação para justificar os descasos deste desgoverno com o Exame Nacional.

Houve até mesmo, com a contribuição de instigação da violência e ao ódio por parte de Bolsonaro, estudantes prejudicados no Complexo de Salgueiro, em São Gonçalo no Rio de Janeiro, por uma chacina policial que matou nove pessoas na comunidade. Os alunos com medo de sair de casa, foram obrigados a desistir do vestibular, e, consequentemente, de seus sonhos de se formar. Até o momento, o ministro não se posicionou sobre o caso ou deu uma solução para estes alunos.

Cada vez mais, o governo Bolsonaro tem se comportado como inimigo da educação. O que tem sido feito no ensino está levando o ENEM a uma situação caótica e de extrema fragilidade, pois, o Exame Nacional é a porta de entrada para o ensino superior e, com menos estudantes adentrando as Universidades, teremos um aumento na desigualdade nas instituições.

Como representante do povo, seguirei lutando e denunciando todos essas barbáries no ensino e me opondo a todos os desmandos na educação. Nós vamos trabalhar muito para convencer a população a mudar o perfil do Congresso, a eleger mais deputados comprometidos com o ensino, com o serviço público e elegendo um presidente que coloque a educação como a maior e principal prioridade do país. O Lula provou que isso, de fato, é possível, por isso, nós estamos confiantes que 2022 soprará bons ventos de reconstrução no país.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613