“Transporte é vital para o desenvolvimento do Paraná” afirma Osmar Dias
O nosso candidato Osmar Dias avalia o transporte como algo extremamente necessário e vital para o desenvolvimento do Paraná. Estima-se que a recuperação do sistema de transportes dependa de investimentos da ordem de R$ 6,6 bilhões. Na opinião dele, as estradas precisam ser melhoradas e o porto de Paranaguá precisa ser ampliado com o cais oeste para que mais mercadorias sejam exportadas, além de contar com um terminal de passageiros para o fomento ao turismo.
Com relação do pedágio, Osmar disse que irá criar uma agência composta por usuários e representantes das concessionárias e do governo do Estado. A proposta é dar transparência ao processo, com publicação mensal de balanço sobre investimentos e arrecadação das concessionárias. Sem politizar, mas tratando esse assunto com a seriedade que ele merece, colocando na mesa a planilha e estabelecendo uma tarifa que seja justa.
O nosso candidato Osmar Dias avalia o transporte como algo extremamente necessário e vital para o desenvolvimento do Paraná. Estima-se que a recuperação do sistema de transportes dependa de investimentos da ordem de R$ 6,6 bilhões. Na opinião dele, as estradas precisam ser melhoradas e o porto de Paranaguá precisa ser ampliado com o cais oeste para que mais mercadorias sejam exportadas, além de contar com um terminal de passageiros para o fomento ao turismo.
Com relação do pedágio, Osmar disse que irá criar uma agência composta por usuários e representantes das concessionárias e do governo do Estado. A proposta é dar transparência ao processo, com publicação mensal de balanço sobre investimentos e arrecadação das concessionárias. Sem politizar, mas tratando esse assunto com a seriedade que ele merece, colocando na mesa a planilha e estabelecendo uma tarifa que seja justa.
Osmar assegurou que os Portos de Paranaguá e Antonina continuarão públicos e receberão investimentos para que sejam modernizados. “Pretendo fazer deles terminais modernos e altamente competitivos, com custos cada vez menores. Por isso, penso que a gestão dos terminais do Paraná deve ser profissionalizada”, completa.
Outro ponto importante para ele é o transporte ferroviário, que na avaliação dele o trecho de Curitiba até Paranaguá precisa ter a sua capacidade aumentada. “Todos os outros trechos, de alguma forma, dependem deste para formar a cadeia logística do Paraná até os Portos de Paranaguá e Antonina. Há também um gargalo entre Guarapuava e Ponta Grossa que impede aumento na capacidade de transporte, causado principalmente pela geografia complicada em que se encontra aquele trecho”, concluiu.