No início desta semana tive a felicidade de estar em Londrina. Lá juntamente com a nossa candidata a deputada estadual Lygia Pupatto e com a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, pude conhecer um pouco mais de uma das melhores instituições de ensino superior do país, a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante a conversa falamos sobre ações para melhorar a educação em nosso Brasil, com a ampliação dos investimentos federais no sistema estadual de ciência, tecnologia e ensino superior.
Candidata a deputada estadual, Lygia ocupou nos últimos quatro anos o cargo de secretária da Ciência, Tencnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná. Na direção da pasta, ela recuperou as universidades e faculdades públicas estaduais, sucateadas pelos sucessivos anos de governos neoliberais, batalhou por melhores salários para professores e técnicos universitários. Com uma reforma administrativa ousada, levantou recursos para implementar no Paraná o maior programa de extensão universitária do Brasil, chamado “Universidade Sem Fronteiras”. Com a Lygia, o governo estadual implantou com sucesso o PDE, de qualificação profissional dos professores da rede estadual de educação básica.
Durante a nossa gestão em Cruzeiro do Oeste, o ensino integral foi implantado no município, alcançando mais de 60% das crianças. Sabedor que o Paraná é o segundo estado brasileiro com mais instituições estaduais de ensino superior, me comprometo a buscar formas de ampliar a cobertura do governo do Paraná no setor.