A candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) participou na manhã de ontem, em Curitiba, da mobilização promovida pela APP-Sindicato em defesa da escola pública e dos profissionais da educação. Cerca de 1.200 pessoas fizeram uma passeata do centro da cidade até a Praça Nossa Senhora da Salete. O dia sem aulas e de mobilização é tradição da categoria e sempre acontece em 30 de agosto, porque neste dia, no ano de 1988, educadores em greve foram reprimidos com violência pela polícia em frente ao Palácio do Governo.
Atualmente, as reivindicações dos professores englobam entre outros pedidos o reajuste salarial, atendimento de saúde e redução de alunos por turma. Os trabalhadores pedem equiparação salarial de 25,97%. Gleisi Hoffmann esteve presente na manifestação e lembrou da data como um momento de luta para a classe. “É um momento importante para debatermos políticas públicas para a educação”, comentou.
Gleisi quer estar ao lado da presidente Dilma Rousseff para fazer com que as políticas de educação avancem cada vez mais. “Como diz a nossa presidente Dilma, ‘educação de qualidade requer também professor de qualidade e qualidade de salário’. Quero reafirmar meu compromisso com o piso nacional dos professores e também com a hora atividade, essencial para a qualidade de vida dos professores”, disse.