Na próxima quarta-feira (5 de maio) o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conclui o prazo para os eleitores regularizem suas pendências com a Justiça Eleitoral e votar normalmente nas eleições de 3 de outubro. De acordo com levantamento do órgão, a região de Campo Mourão tem 250.126 eleitores e quase 10% deste total tiveram o documento cancelado ou suspenso.
São 23.290 cancelados e 1.713 suspensos. O eleitor tem o título cancelado quando deixa de votar em três pleitos e não justifica, ou em caso de óbito. Já no caso de suspensão pode ser por condenação criminal ou quando o cidadão perde os direitos políticos, também por decisão judicial. Neste caso, após o cumprimento da pena o direito ao voto é restabelecido.
Quem não regularizar a situação, além de impedido de votar, estará sujeito a uma série de restrições – fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).