Em audiência nesta terça-feira (24) em Curitiba com o deputado Chico Noroeste (PR), o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lubke confirmou que o curso de medicina será implantado no campus da Unioeste em Foz do Iguaçu.
"O curso de medicina sai sim. É de grande interesse do governador, Orlando Pessuti. Foz representa ao Governo do Estado uma prioridade. O curso vai atender a um grupo de municípios de quase um milhão de habitantes naquela região", disse Lubke.
Primeira turma
O secretário disse que tratativas do termo de cooperação com a Itaipu Binacional estão bastante adiantadas. "Vamos utilizar as estruturas do Hospital Costa Cavalcanti, onde as atividades da faculdade de medicina vão funcionar", disse.
Lubke disse, ainda, que o curso pode ter a sua primeira turma instalada já no primeiro semestre de 2011. "Eu creio na possibilidade de chegarmos a ter, já em 2011, a primeira turma instalada".
"O vestibular de medicina deverá sair, sem dúvida nenhuma, no menor prazo possível, nos próximos meses, depois de vencidos os entraves de natureza técnico-burocrática", completou o secretário.
Compromisso
Para o secretário Lubke, é um compromisso do governador Pessuti dotar o Paraná de uma educação de vanguarda e de uma saúde de alta complexidade, colocada à disposição da população. "E uma faculdade de medicina em Foz do Iguaçu, se enquadra nesta perspectiva, saúde de qualidade e saúde para o povo do Paraná", disse.
O deputado Chico Noroeste lembrou das diversas reuniões de trabalho com o secretário Lubke, com o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, com o reitor Alcebíades Luiz Orlando e pró-reitores da Unioeste e com a direção do campus da universidade em Foz.
"Foz merece e há todas as condições de ter esta faculdade de medicina para que os filhos de Foz tenham a oportunidade de se formarem médicos na cidade em que nasceram", disse o deputado.
Conquista
Chico Noroeste disse também que estão sendo vencidos todos os obstáculos e todas as questões políticas que envolvem a implantação do curso. "Nós estamos vencendo muito satisfatoriamente as questões técnicas. E acredito que o vestibular pode ser feito no menor prazo possível", disse.
"Esta é uma conquista de décadas, uma conquista muito valorosa. A população de Foz do Iguaçu jamais vai se esquecer do presidente da Itaipu, Jorge Samek, do secretário Nildo Lubke e do governador, Orlando Pessuti. Os três estão nos proporcionando uma grande conquista para a cidade de Foz do Iguaçu", destacou Chico Noroeste.