Em Umuarama, o programa Bolsa Família auxilia aproximadamente 2800 famílias, pagando mensalmente até R$ 132, dependendo da situação cadastral dos beneficiários. As famílias inscritas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, acompanhadas pelos filhos e munidas de carteira de vacina, comprovante de residência e o cartão do benefício.
As secretarias municipais de Ação Social e Saúde prepararam um cronograma de atendimento. O não comparecimento pode resultar no bloqueio do benefício. As famílias que não puderem comparecer na data estabelecida devem procurar a unidade de saúde mais próxima às quartas-feiras, pela manhã (até o dia 1 de dezembro).
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de baixa renda mensal. Para receber os recursos, as condicionantes são acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento para as crianças menores de 7 anos, pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.
Já os compromissos das beneficiárias gestantes são: fazer inscrição do pré-natal e comparecer às consultas (de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde), participar de atividades educativas sobre aleitamento materno, orientação para uma alimentação saudável da gestante e preparo para o parto.