O ministro do Esporte, Orlando Silva, conheceu o projeto do Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico. De acordo com o projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, este será o primeiro centro especializado da América Latina com condições para receber competições internacionais de alto nível em 16 modalidades esportivas.
O local escolhido para a construção do centro de excelência foi o Parque Newton Freire Maia (antigo Parque Castelo Branco), no município de Pinhais – que pertence a Emater. São 633 mil metros quadrados de área disponível, com topografia plana (sem áreas de desnível) - o que é considerado ideal para este tipo de empreendimento – e distante 20 quilômetros de Curitiba, com acesso facilitado às rodovias e aos aeroportos.
A obra, que inclui centro de treinamentos, centro de eventos, piscina olímpica, campo de futebol, quadra de tênis, pista de atletismo, centro de convivência, centro administrativo, refeitório e estacionamento e acessos foi orçada em R$ 50 milhões. O valor é inferior ao da adequação do estádio de futebol Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada) para a Copa de 2014, que foi orçado em R$ 140 milhões.