As inscrições para o vestibular da UFPR começaram na tarde desta sexta-feira, 20. A universidade ofertará 5.540 vagas para 2011, mas nem todas serão preenchidas pelo processo seletivo tradicional.
Como a UFPR destinou cerca de 10% das vagas de cada curso para o Sisu, sistema que seleciona estudantes pela nota no Enem, as vagas em disputa no vestibular caíram para 5.016. As inscrições para o vestibular da Federal custam R$ 80 e podem ser feitas até as 16h do dia 20 de setembro, somente pela internet (www.nc.ufpr.br).
O vestibular continuará tendo duas fases e os candidatos ao processo seletivo tradicional também terão de fazer o Enem. Assim como no ano passado, a pontuação no exame terá peso de 10% na nota final dos candidatos. O Enem não é obrigatório, mas quem não fizer o exame entrará automaticamente na disputa com apenas 90% do total de pontos possíveis.
Para o próximo vestibular, a UFPR ofertará três cursos novos: Agronomia (câmpus Palotina), Tecnologia em Gestão Pública (Curitiba) e Informática Biomédica (Curitiba), curso que mescla disciplinas de computação e da área da saúde. A universidade também abrirá uma turma noturna do curso de Terapia Ocupacional, ofertado na capital paranaense.