O Professor Lemos, candiidato a deputado estadual pelo PT, participou no último domingo (15), em Adrianópolis no Vale do Ribeira, da 25ª Romaria da Terra. O tema deste ano foi: “Quilombo: resistência de um povo, território de vida”.As dificuldades vividas nas comunidades quilombolas foi o mote deste ano da Romaria. Na região existem 13 comunidades quilombolas. Deste total, apenas oito estão em processo de reconhecimento e nenhuma, até agora, foi titulada.
Lemos lembrou a importância da Romaria da Terra. “Todos os anos a Romaria da Terra discute temas relevantes para sociedade. Este ano a questão dos Quilombos. Não podemos continuar ignorando, silenciando a respeito da história negra no nosso estado. 23% da população paranaense é negra. O Paraná é o estado mais negro do sul do país. Os quilombos, por exemplo, se não forem reconhecidos, não podem ter acesso aos serviços de saúde, educação, transporte escolar, saneamento básico e por aí vai. O Objetivo da 25a Romaria da Terra é chamar atenção para a questão”, comentou Lemos.
Segundo os últimos levantamentos no Paraná existem cerca de 86 comunidades quilombolas, sendo que somente 36 são certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). O restante continua “a mercê da ineficiência do Estado e das políticas públicas não implementadas”, apontam os organizadores da Romaria.