Notícias

18/08/10 11:46

Professor Lemos participa da Romaria da Terra

O Professor Lemos, candiidato a deputado estadual pelo PT, participou no último domingo (15), em Adrianópolis no Vale do Ribeira, da 25ª Romaria da Terra. O tema deste ano foi: “Quilombo: resistência de um povo, território de vida”.As dificuldades vividas nas comunidades quilombolas foi o mote deste ano da Romaria. Na região existem 13 comunidades quilombolas. Deste total, apenas oito estão em processo de reconhecimento e nenhuma, até agora, foi titulada. Lemos lembrou a importância da Romaria da Terra. “Todos os anos a Romaria da Terra discute temas relevantes para sociedade. Este ano a questão dos Quilombos. Não podemos continuar ignorando, silenciando a respeito da história negra no nosso estado. 23% da população paranaense é negra. O Paraná é o estado mais negro do sul do país. Os quilombos, por exemplo, se não forem reconhecidos, não podem ter acesso aos serviços de saúde, educação, transporte escolar, saneamento básico e por aí vai. O Objetivo da 25a Romaria da Terra é chamar atenção para a questão”, comentou Lemos.

O Professor Lemos, candiidato a deputado estadual pelo PT, participou no último domingo (15), em Adrianópolis no Vale do Ribeira, da 25ª Romaria da Terra. O tema deste ano foi: “Quilombo: resistência de um povo, território de vida”.As dificuldades vividas nas comunidades quilombolas foi o mote deste ano da Romaria. Na região existem 13 comunidades quilombolas. Deste total, apenas oito estão em processo de reconhecimento e nenhuma, até agora, foi titulada.

Lemos lembrou a importância da Romaria da Terra. “Todos os anos a Romaria da Terra discute temas relevantes para sociedade. Este ano a questão dos Quilombos. Não podemos continuar ignorando, silenciando a respeito da história negra no nosso estado. 23% da população paranaense é negra. O Paraná é o estado mais negro do sul do país. Os quilombos, por exemplo, se não forem reconhecidos, não podem ter acesso aos serviços de saúde, educação, transporte escolar, saneamento básico e por aí vai. O Objetivo da 25a Romaria da Terra é chamar atenção para a questão”, comentou Lemos.

Segundo os últimos levantamentos no Paraná existem cerca de 86 comunidades quilombolas, sendo que somente 36 são certificadas pela Fundação Cultural Palmares (FCP). O restante continua “a mercê da ineficiência do Estado e das políticas públicas não implementadas”, apontam os organizadores da Romaria.
 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613