O deputado estadual Péricles de Mello (PT) anunciou, da tribuna da Assembleia, acordo definitivo para registrar os diplomas de milhares de professores que concluíram o Curso Normal Superior (CNS) da Faculdade Vzivali, ofertado em 2003 e 2005.
Uma reunião realizada, em Curitiba, nesta segunda-feira, dia 16, entre o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nildo Lübke; o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Carlos Eduardo Bielschowsky; reitores das seis universidades estaduais; do Instituto Federal do Paraná, Alípio Leal; e a secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde; consolidou parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) de se ofertar 1.300 horas-aulas para convalidar os estudos da Vizivali.
Péricles, que também esteve presente na reunião, explica que será formulada uma proposta de aulas ofertadas pelos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Paraná, por meio da plataforma Paulo Freire, do MEC. Ao todo são 45 polos e o curso deverá ter duração de três períodos. Segundo o deputado, as instituições estaduais de ensino superior analisam que poderão abrigar, em cada turma, cerca de dois mil alunos, totalizando 14 mil vagas.
As aulas devem ser ofertadas gratuitamente, uma vez por semana, com duração de três horas. Ao final deste curso, os professores receberão o diploma em pedagogia plena.