Os 1,4 milhão de estudantes das 2.136 escolas da rede pública estadual retornam às salas de aula nesta segunda-feira (16). Já os cerca de 90 mil profissionais da Educação – professores, diretores, pedagogos e funcionários –participaram dos trabalhos da Semana Pedagógica de quarta a sexta-feira (11 a 13), quando debateram o Projeto Político Pedagógico de cada escola.
Os alunos e professores que retornam às aulas têm motivos para comemorar. O resultado do Ideb, divulgado no início de julho deste ano, mostra que a educação pública do Paraná avançou qualitativamente e a expectativa é que o estado supere, já nos próximos anos, as metas propostas pelo MEC para 2021. O estado teve o melhor resultado nacional no ensino médio e superou a média esperada para 2011 também nas séries finais do ensino fundamental.
O Paraná é o estado que mais investe em educação pública no país: destina 30% do orçamento a essa área. A política educacional deste Governo trabalha em quatro eixos que caminham juntos na administração pública: gestão educacional, infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e práticas pedagógicas.
As TVs multimídia, o portal Dia-a-Dia Educação, o livro didático público - elaborado pelos professores da rede – a TV Paulo Freire e o Paraná Digital (com laboratórios em todas as escolas), são alguns dos recursos pedagógicos das escolas estaduais. A interação destas ferramentas facilita o trabalho dos professores e melhora a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. No atendimento pedagógico, os estudantes contam com profissionais que participam de formações continuadas