O nome do Programa Tolerância Zero já diz tudo. As blitzes, que devem começar a partir das 19h em vários pontos da cidade, devem ser bastante rigorosas na fiscalização do trânsito. A atuação será mais efetiva nas proximidades de bares e casas noturnas, para reprimir a direção sob efeito de bebidas alcoólicas, condução perigosa e outras irregularidades.
"Quem estiver com documentos atrasados, equipamentos defeituosos nos veículos, é melhor regularizar a situação o quanto antes, pois não haverá tolerância. Vamos ser rigorosos com todas as infrações de trânsito que encontrarmos", afirma o responsável pela Comunicação Social do 8º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, tenente Alexandro Gomes.
Um contingente maior de policiais e viaturas estará presente nas ruas. A ação não tem data final prevista. "Vamos reforçar a atuação durante todos os dias. A ação é importante para educar a população a respeitar as leis e aumentar a segurança no trânsito", diz o tenente Gomes.
A operação "Tolerância Zero" é uma resposta das autoridades ao crescente número de mortes na cidade em função de acidentes no trânsito. Desde o início do ano, 67 pessoas morreram, um índice bem maior do que o registrado durante todo o ano de 2009, quando houve 58 óbitos.
A ação integrada é composta por agentes da Polícia Militar, Civil, Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Secretaria de Transportes (Setran), 13ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) e Receita Estadual.