A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Prova disto é que o Censo 2010, que começa na próxima segunda-feira (2 agosto), será totalmente informatizado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a primeira vez desde que o recenseamento começou, em 1872, que os trabalhos serão 100% informatizados, o que irá dar maior agilidade a todo o processo.
Ao invés de questionários de papel, os cerca de 191 mil recenseadores em todo Brasil – 11.162 no Paraná – irão utilizar minicomputadores de mão tanto para coleta quanto para transmissão de dados. Também pela primeira vez, a população irá poder optar em responder ao Censo pela internet, através de uma senha de acesso ao questionário passada pelo recenseador.
Este também irá monitorar para que o questionário realmente seja respondido e transmitido via web, sendo que a participação no censo é obrigatória. O orçamento do Censo 2010 será de R$ 1,677 bilhão.
A coleta de dados irá até 31 de outubro, com 51 milhões de domicílios visitados em todo País (3,87 milhões no Paraná). Os recenseadores irão a campo utilizando credencial (com foto e número de identidade), boné e colete com a logomarca do IBGE. Em caso de dúvida, a população poderá ligar para 0800-7218181.