Notícias

27/07/10 15:31

Arranjo Produtivo Local no Noroeste a todo vapor

Os produtores rurais da região Noroeste estão em uma nova fase. Antes, 16 empresários de Loanda competiam entre si, mas depois que se uniram viram o projeto crescer. Eles formaram a Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda e Região (Aimes) com a intenção de coordenar os trabalhos de um arranjo produtivo local (APL). A ideia era fazer com que, juntas, as empresas conseguissem capacitar a mão de obra, melhorar produtos e buscar novos mercados. Os resultados nesses cinco anos são invejáveis. A produção na cidade praticamente dobrou, passando de 9,6 milhões de peças em 2006 para mais de 17 milhões em 2009.
Os produtores rurais da região Noroeste estão em uma nova fase. Antes, 16 empresários de Loanda competiam entre si, mas depois que se uniram viram o projeto crescer. Eles formaram a Associação das Indústrias de Metais Sanitários de Loanda e Região (Aimes) com a intenção de coordenar os trabalhos de um arranjo produtivo local (APL).
 
A ideia era fazer com que, juntas, as empresas conseguissem capacitar a mão de obra, melhorar produtos e buscar novos mercados. Os resultados nesses cinco anos são invejáveis. A produção na cidade praticamente dobrou, passando de 9,6 milhões de peças em 2006 para mais de 17 milhões em 2009.
 
E o volume deve crescer outros 5% neste ano. O APL hoje reúne 62 fábricas de Loanda e região, faz os primeiros investimentos em inovação e se prepara para erguer o Centro Vocacional Tecnológico, que capacitará pessoas para suprir uma demanda por mão de obra que é uma dor de cabeça para os empresários.
 
Isso porque as fábricas de torneiras da cidade, que empregam quase 3 mil pessoas, ou 20% da força de trabalho do município, abrem 300 postos de trabalho por ano. Os treinamentos viabilizados através do APL não ficam restritos aos trabalhadores.
 
Os próprios empresários fizeram cursos sobre gestão e tiveram a chance de conhecer fábricas na Itália em uma missão empresarial que mudou o jeito de pensar dentro do arranjo. Itens como design e inovação entraram de vez na pauta e passaram a ser trabalhados com as parcerias que o APL viabiliza com instituições como o Senai, Sebrae e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
 
A organização das empresas em APLs teve inspiração em regiões industriais da Itália onde pequenas e médias empresas se organizam para conquistar vantagens competitivas. Muitas delas se tornam exportadoras e líderes de inovação em seus setores. No Brasil, a ideia vem sendo articulada por governos, entidades empresariais, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e órgãos de apoio, como o Sebrae e a Finep.
Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613