Notícias

22/02/24 10:30

PROGRAMA PÉ-DE-MEIA: Canais do MEC tiram dúvidas sobre

O Programa Pé-de-Meia é uma poupança destinada aos alunos de baixa renda matriculados no ensino médio das redes públicas de ensino, que prevê o pagamento de incentivos anuais até R$ 3 mil por beneficiado. Ao final da etapa de ensino, o valor pode atingir R$ 9.200.  

Nenhum estudante precisa se cadastrar para receber o incentivo, basta estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter entre 14 e 24 anos e ser integrante de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Nesse início, a prioridade será de beneficiários do Programa Bolsa Família.   

As redes ofertantes do ensino médio (federais, estaduais, distrital e municipais) deverão colaborar com o MEC na execução do programa, por meio de assinatura de termo de compromisso para compartilhamento de informações dos matriculados no ensino médio e, quando for o caso, de seus representantes legais. A cooperação dos sistemas de ensino possibilitará o acesso de seus estudantes ao incentivo financeiro, conforme previsto na Lei n. 14.818/2024, que instituiu o Pé-de-Meia.   

As normas e os procedimentos para a gestão dos respectivos incentivos financeiro-educacionais estão estabelecidos na Portaria n. 83/2024. Já o calendário operacional do programa para o ano de 2024 é detalhado na Portaria n. 84/2024. Ambas foram publicadas no dia 8 de fevereiro, no Diário Oficial da União.  

Os Estudantes com dúvidas também podem fazer contato pelo Fale Conosco do MEC, pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal de atendimento, por meio da opção 7. O objetivo dos canais de comunicação é orientar e informar o público em geral sobre o Pé-de-Meia; a participação dos estudantes; e a colaboração entre o Ministério, os sistemas de ensino e as instituições federais que ofertam o ensino médio.  

Seção Perguntas Frequentes e Fale Conosco do Ministério da Educação buscam sanar dúvidas do público sobre o programa, que não precisa de cadastro.

Ministério da Educação (MEC) disponibilizou, em seu portal, uma seção de Perguntas Frequentes sobre o programa de incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613