Notícias

06/02/24 21:42

Agricultura familiar conquista feiras agropecuárias no País, diz Zeca Dirceu

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) disse nesta terça-feira, 6, que a participação dos pequenos produtores e da olericultura e  fruticultura no Show Rural em Cascavel mostra o potencial econômico da agricultura familiar que há alguns anos deixou de ser uma atividade de subsistência. "Eu participa das feiras agrícolas e de eventos como aniversários das cidades e a agricultura familiar ocupa cada mais espaços e evidenvia".

"As pessoas preferem consumir alimentos produzidos mais perto de casa e numa escala menor, o que qualifica a produção que amplia seu mercado não só no Brasil como em outros países através dos selos de garantias e a certificação geográfica. A produção de qualidade é mais rentável do ponto de vista econômico", completou Zeca Dirceu ao destacar a Feira da Agricultura Familiar instalada no Show Rural com apoio do Banco do Brasil e do Ministério de Desenvolvimento Agrário.

A feira tem pavilhão próprio do show rural é coordenada pela Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná, Neste espaço de 600 metros quadrados, mais de 40 empreendedores da agricultura familiar de 23 municípios cidades expõem e comercializam a produção nas barracas montadas pelo Banco Brasil, que também estará divulgando as linhas de crédito, além de apoio técnico para os agricultores e agricultoras.

Referência
"Esta é a primeira experiência em feiras de grande porte e as barracas serão entregues aos aos produtores para exposição em outras feiras, encontros, eventos, ocasiões e lugares. A agricultura familiar já participa das feiras orgânicas e da agroecologia no Paraná", destaca o deputado.

Zeca Dirceu destaca ainda que o pavilhão instalado no show rural serve de referência da participação do Banco Brasil nas feiras agropecuárias pelo país, reforçando o apoio aos produtores em grande escala e também o fomento e apoio aos negócios da agricultura familiar.

As pesquisas apontam, reafirma o deputado, que a agricultura familiar é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, contribuindo na criação de emprego e na renda e para a qualidade de vida da população com a produção de alimentos saudáveis, agroecológicos e de grande diversificação.

Apoio da Itaipu
Zeca Dirceu também destaca o convênio da Itaipu Binacional com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para apoiar a implementação de territórios sustentáveis com foco na bioeconomia. O acordo também prevê o estímulo à produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares por agricultores familiares, extrativistas, povos e comunidades tradicionais.

A binacional adiantou que a cooperação técnica com MDA vai fortalecer dois convênios em fase final de elaboração. O primeiro, no valor de R$ 10 milhões, é da Itaipu com a Associação Produtores Associados para Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis para ampliar a produção de plantas medicinais por agricultores familiares no Paraná.

O segundo convênio, de R$ 9,5 milhões, se refere ao Projeto Vitórias: Vitrines Tecnológicas de Orientação para a Agroecologia e Sustentabilidade e será desenvolvido com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio.

"Esse convênio é voltado à produção e ao mercado de produtos orgânicos certificados e de plantas medicinais produzidos no Oeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná - regiões que já têm expertise na produção orgânica certificada e com indicação geográfica  ", disse o deputado.

Ainda no show rural em Cascavel, a Itaipu assinou 'carta de interesse' com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura e Pecuária, para a modernização de armazéns no Paraná e Mato Grosso do Sul, nas unidades de Ponta Grossa, Cambé, Rolândia e Maracaju (MS), apontadas como prioridades pela Conab.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613