Notícias

25/01/24 10:55

“Alvorada do Sul merece, precisa e vamos lutar por um campus do Instituto Tecnológico no município”, defende Zeca Dirceu.

O governo do Presidente Lula deve anunciar, nas próximas semanas, a primeira etapa do plano de expansão da rede de Educação Profissional e Tecnológica, que prevê a criação de cerca de 100 unidades do Instituto Tecnológico Federal em todo o país. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, acompanha atento as definições e avaliações do Ministério da Educação (MEC), com vistas a conseguir que o maior número possível de projetos dos municípios paranaenses sejam aprovados ou avancem para implantação nas próximas fases do programa de expansão. 

Um desses projetos defendidos pelo deputado é o de criação do campus do IFPR no município de Alvorada do Sul, região do Vale do Paranapanema, na divisa com São Paulo. No mês passado, uma delegação de autoridades municipais, entre estas o prefeito Marcos Voltarelli (PSD), esteve em Brasília para formalizar o pedido junto ao MEC, em audiência agendada pelo líder da bancada do PT. “Sabemos o quanto Alvorada do Sul merece, precisa e vamos lutar por um campus do IFPR no município”, defende Zeca Dirceu.

No radar

A microrregião do Vale do Paranapanema, a qual pertence o município de Alvorada do Sul, fica distante 70 Km de Londrina, segunda maior cidade paranaense. É formada por seis municípios, que somam uma população de cerca de 80 mil habitantes. “Temos bastante mão de obra na região, mas não temos a qualificação profissional que tanto precisamos para reter no município esses profissionais altamente requisitados em áreas de excelência”, disse o prefeito Voltarelli, ao justificar o pedido na ocasião da audiência com o MEC. “A região perde muitos profissionais para os mercados dos grandes centros e é preciso romper com a dependência aqui de serviços externos”, argumentou. 

Com o aumento gradativo do aporte de recursos para fazer a expansão da rede de ensino ao longo deste terceiro mandato do Presidente Lula, a expectativa é que mais municípios sejam contemplados nas etapas seguintes. “Com o empenho e a dedicação do deputado Zeca, que conhece bem a realidade da nossa região, temos a oportunidade de colocar no radar do governo federal ações que vão beneficiar nossa gente e impulsionar a economia local”, completou Voltarelli.

Faz toda a diferença!

Os institutos federais foram criados em 2008, durante o segundo governo Lula, e marcaram o início de um projeto inovador e estruturante para a educação do Brasil. Atualmente, no Paraná, o IFPR está presente em 28 cidades: Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

São 20 unidades, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. Mais de 29 mil estudantes estão matriculados em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação. Os IFPRs tem 1.430 professores e 965 técnicos administrativos.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613