Notícias

30/03/21 17:21

Projeto de Lei de Zeca Dirceu prevê prioridade na vacinação para profissionais da Assistência Social

Prioridade no processo de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das entidades e organizações que prestam atendimento com políticas de assistência social. É o que determina o Projeto de Lei (PL) 1092/21 do deputado federal, Zeca Dirceu (PT-PR), para alterar a Lei 14.124/21, que cria o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Protocolado na última sexta-feira, 26, o PL atende à reivindicação da categoria, que cobra prioridade na imunização, em um cenário onde a política de assistência social tem sido fundamental para minimizar os danos da pandemia e da crise econômica.

A matéria argumenta que esses trabalhadores são essenciais e estão na linha de frente da pandemia, atuando diretamente com a população mais vulnerável nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), nas unidades de acolhimento, nas ruas, entre outros.

Para Zeca é necessário ter mais atenção com a assistência social e incluir esses profissionais nos grupos prioritários da vacinação contra o coronavírus, pois, o momento é um dos mais dramáticos da história recente do Brasil e os assistentes sociais são fundamentais.

“Além da crise sanitária, a Covid-19 tem submetido o país a uma grave crise econômica, que ganha contornos mais drásticos com a postura do governo de não prorrogar o Auxílio Emergencial, como deveria ter feito. Com isso, o país está com cada vez mais desempregados, pessoas em situação de rua e extrema vulnerabilidade. São os profissionais da assistência social que atuam diretamente com eles, buscando levar políticas sociais para a sobrevivência desses brasileiros que sofrem”, afirma Zeca Dirceu.

O projeto afirma ainda que enquanto várias localidades estão com toque de recolher e lockdown, para conter a pandemia, são esses trabalhadores dos serviços essenciais, que não podem parar, e estão atuando para promover atendimento à população.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613