Notícias

26/02/21 18:58

Zeca Dirceu declara apoio à campanha “Nenhum Centavo a Menos Para a Educação, Ciência e Tecnologia”

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) estiveram reunidas virtualmente com o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) para apresentar e entregar a carta da campanha “Nenhum Centavo a Menos Para a Educação, Ciência e Tecnologia”, lançada em setembro. 

Larissa Souza, presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), e Tais Carvalho, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES-PR) apresentaram os detalhes do documento para o parlamentar. Na carta, as entidades falam sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que mais uma vez ataca a verba da Ciência e do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), responsável pelas bolsas de auxílio estudantil. 

“Apesar da pandemia seguir exigindo maior capacidade de inovação das nossas instituições ficamos estarrecidos ao identificar que no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021) está prevista uma redução de 17,5% das despesas discricionárias das universidades federais para este ano e de 18% para PNAES. Não bastasse isso, a perspectiva apresentada pelo Governo Federal para a pesquisa no país também não é boa: a PLOA prevê redução de orçamento de 34% para o MCTI, de 8% para o CNPQ e de 9% para o FNDCT. Além do mais, 50% ou mais dos recursos para cada uma dessas áreas estaria dependente de créditos suplementares, com necessidade de aprovação posterior pelo Congresso nacional, valores “condicionados” em escala muito maior do que no ano de 2020”, destaca o documento.
 
Segundo Larissa, os ataques à educação, tão constantes no atual governo, estão se perpetuando e piorando, por isso a preocupação da entidade em garantir verbas e recursos para a educação. “Nós das entidades estudantis estamos muito preocupados com a garantia da permanência nas universidades e institutos federais, além da gigantesca preocupação com a produção científica realizada dentro dessas instituições. Por isso estamos tentando nos reunir com os deputados que defendem a educação pública para pedir que esse projeto não passe sem alterações”, afirma Larissa. 

Zeca Dirceu recebeu a iniciativa com muito entusiasmo e reafirmou seu apoio e sua luta em defesa da educação, da ciência e da tecnologia. “Me revolto e me indigno com as atitudes de agressão desse governo contra a educação brasileira. Bolsonaro não aprende e continua tratando a educação e a ciência como inimigas. Isso é inaceitável. O orçamento de 2020 já foi precário, não vamos aceitar ainda mais reduções. Nós vamos trabalhar, mobilizar as redes, a juventude, os estudantes. A UNE e todas as instituições da educação terão meu apoio e meu compromisso para lutar pela educação, ciência e tecnologia”, declara o parlamentar. 

Lançada pela UNE em setembro de 2020, a ação “Nenhum Centavo a Menos Para a Educação, Ciência e Tecnologia” está articulando com frentes parlamentares, deputados, senadores e entidades da educação, ciência e tecnologia para construir uma campanha forte e unificada entre os estudantes e toda a sociedade civil.

CLIQUE AQUI e leia a íntegra da carta

 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613